Hoje vamos falar sobre cortinas. Isso porque ontem e sábado foram dias de cortinas pra mim. Medindo tudo, pra cima, pra baixo, pro lado, onde termina a janela, onde começa. Aiii! Tem que ter paciência...
Tivemos que ver o tipo, cor e tamanho do varão, bolas ou tampões (para o final do varão), tipo de cortina e acabamento, tecido (pra bloquear mais a luz, já que a que queríamos era pra sala de jantar, que dá de frente para a TV, na sala), modelo (mais longo, mais curto, vai tampar toda a parede, não vai; vai começar do teto ou vai terminar no chão, não, abaixo da janela), a cor (mais claro, mais escuro, com estampa, sem - pra combinar com os móveis, tinta de parede e os detalhes e enfeites que ainda virão)... Caramba! Não sabia que era tão difícil!
E detalhe, como minha casa tem um estrutura antiga, o pé-direito é muito alto (3 metros) e não existem mais cortinas à venda deste cumprimento (tem que mandar fazer, o que fica muito mais caro). O jeito foi pesquisar na internet um jeito de colocar "direito" essa cortina numa parede tão alta.
Enfim, minha cortina deu foi trabalho, inclusive na hora de furar a parede, mas valeu a pena. Olhem como ela ficou:
Vejam que ela não toca o chão...
... e o varão também não chegou ao teto, ficou no meio.
Assim resolvi ajudar vocês, que podem estar passando pela mesma situação e vou postar aqui umas dicas importantíssimas no uso correto das suas cortinas, que são essenciais na decoração. Isso porque, além de ser decorativa, ela é também funcional. É ela que forma uma barreira entre o exterior e o interior, filtrando a luz do dia e criando uma harmonia dentro do espaço (em relação a intensidade adequada de luz que entra), além de criar uma barreira visual para o lado externo, trazendo privacidade e liberdade. Por isso, aí vão as dicas para seu uso:
1. Tecido/ Cores
Na hora de escolher a cor da sua cortina, fique atenta à composição do ambiente. Os modelos lisos e de tons mais claros e neutros são mais fáceis de combinar. Cores e estampas, porém, podem ser usadas, desde que em harmonia com o resto da decoração. Isso vai depender da sua personalidade e de como você quer o ambiente em questão. Eu escolhi uma cor um pouco mais escura e com detalhes bordados na cor prata.
Mas atente-se sempre ao tipo de tecido, mais ou menos grosso, porque vai depender dele a quantidade de luz que vai penetrar no seu espaço.
2. Modelo
O modelo faz toda a diferença. Porque uma cortina curta (que acaba onde termina a janela), mas que ocupe todo o espaço da parede, por exemplo, pode deixar o ambiente pesado; enquanto que um modelo longo e estreito (que se restrinja ao espaço da largura da janela) deixa o lugar com aparência muito mais leve.
Para quem não gosta de uma cortina comprida, com tecido longo, uma sugestão é optar por painéis – de preferência de um material mais grosso, como o linho - retos, sem dobras verticais. Isso deixará o ambiente elegante e sofisticado.Quando for escolher a sua cortina, é muito importante que você fique atento ao tamanho da janela (largura e cumprimento) e à distância do pé-direito (o tal que falei...).
- Quanto à altura:
Se a sua janela for baixa, procure instalar o trilho ou varão da cortina bem acima dela, caso contrário, a impressão que se terá é de que ela é achatada.
Se o pé-direito da sua casa ou apartamento for bem alto, instale a cortina na metade da distância entre a parte de cima da janela e o teto. Isso trará um bom efeito. (Foi assim que fiz na minha). Mas, se você quer deixar o ambiente com uma aparência ampliada, experimente instalá-la o mais alto possível, chegando ao teto.
- Quanto ao comprimento:
Uma cortina com comprimento longo é mais elegante. Contudo, cuidado para não escolher uma muito comprida, que arraste no chão. Além de ser visualmente desagradável, acumula muito sujeira e prejudica a circulação. Por isso, prefira os modelos longos, mas que não toquem o chão. O ideal é que se mantenha o arraste em no máximo 4 cm.
Seguem aí alguns modelos para você se inspirar!
Xale escuro
Blackout
Voal de tergal
Seda com forro voal
Com bordas decoradas

Coloridas
Escolha a cortina certa e arraze na decoração!

Aff... não sabia que era tão difícil escolher uma cortina! Vc sabe tudooooo!!! ;o)
ResponderExcluirBjs
Mas é... Muito! Fiquei doidinha, mas depois vale a pena o trabalho. Vi hj o seu sabrinissima... Muito legal!
ResponderExcluirBjs e seja muito bem vinda!