domingo, 16 de setembro de 2012

Iluminação.

Olá. Voltei com mais dicas pra decorar nosso cantinho...

Bom, agora que já compramos os móveis e já os arrumamos no espaço, do jeito que queríamos, temos que pensar na iluminação da casa. 
A iluminação faz toda a diferença na decoração. Toda mesmo. É ela que faz um cômodo parecer maior ou menor, mais aconchegante e acolhedor ou mais sério. 
E aí surge a pergunta: que cor de lâmpada escolher para minha casa?
Isso depende do que você quer passar e/ou sentir em cada local. Depende de que tipo de tarefa você vai fazer ali. Cada cor proporciona um determinado estímulo.

Na verdade existem 3 principais temperaturas de lâmpadas e elas não têm nada a ver com calor e sim com cor e sensação que elas passam. Existem a luz amarela, a branca e a mista - esta última usada geralmente em lanchonetes e restaurantes fast-food. Então como estamos falando de casas, vamos discutir apenas a amarela e a branca.

Se a sua intenção é deixar um ambiente mais intimista, confortável e acolhedor, se sua intenção é relaxar, use lâmpadas AMARELAS. Elas são indicadas para quartos, salas, abajures em geral e varandas. E quanto mais focos de luz e indireta melhor. Veja:
Luz amarela em quartos

Mas, para as áreas que precisam de uma melhor iluminação para suas tarefas diárias, como área de serviço, copa, cozinha e banheiro, eu indico a luz BRANCA. Ela estimula e induz à atividade. Mas, cuidado! Ela cansa mais rápido e ajuda no envelhecimento da pele. Além disso, ela não é indicada para áreas onde vamos nos maquiar, como na lateral do espelho do banheiro ou na penteadeira (pra quem tem), por exemplo, ela distorce as cores. Se quiser use-a apenas no teto.

Luz branca em cozinhas e banheiros

O que não podemos esquecer é que a cor da luz tem influência direta no nosso estado emocional e, se bem usada, pode ser uma grande aliada do nosso bem estar.
E, é bom deixar claro, que a temperatura da cor não tem interferência nenhuma no consumo de energia da lâmpada, o que as fazem consumir mais ou menos é a sua potência.

E eu não poderia deixar de falar da luz natural. Essa luz divina que nos ilumina sempre, que vem do sol. Não existe espaço que não fique melhor com essa luz. Use-a sempre, sempre, sempre. Em qualquer espaço que você puder, deixe a luz do sol entrar. Ela faz bem até pra nossa saúde, além de ser muito mais legal com o nosso bolso.
Se possível, projete casas ou planeje a decoração de uma meneira que te permita usar essa luz, ela é indispensável pra nossas vidas. Ela deixa tudo mais lindo e faz você se sentir até malhor. Olha só:



Espero que consigam tirar o máximo proveito dessas dicas e usá-las à seu favor. Estou à disposição...

Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário